sábado, 6 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

Se a gente for parar pra pensar, nosso meio ambiente esta bem "meio" mesmo!
Meio detonado, meio largado, meio sem futuro...

É hora (ou já passou da hora) de cuidarmos do nosso planeta por inteiro!

Faça um pequeno exame de consciência:

a) Você recicla o lixo da sua casa?

Você pode ter mil desculpas pra me dar, mas nada vai justificar...
Você pode separar o lixo, e como nossa "linda prefeitura" não dispõe de carros para a retirada, não custa nada você levar até um pão de açúcar , carrefour ou wallmart que eles se encarregam do restante. ( Tenho certeza que existe um mercado perto de vc)
Além de ajudar o planeta, você ajuda a gerar renda para as pessoas que trabalham em cooperativas de reciclagem, com isso recebem um dinheirinho para tentar manter as suas necessidades básicas!
http://www.todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm

b) Você economiza água?

Ta bom, não vou exagerar e pedir para você se ensaboar com o chuveiro desligado, mas sabe o que dá pra fazer? Eu gastei menos de R$500,00 e coloquei dois galões ligados à maquina de lavar roupas e os liguei na máquina Vap. Agora pra lavar o quintal, a calçada.. uso essa água que ía todo dia diretamente para o ralo.
Economizo na conta e ajudo o planeta.( Obs: cada lavagem da minha máquina eram 250litros de água que íam direto pro ralo.)
http://www.tierramerica.net/2001/0520/ptupuedes.shtml

c) Você joga lixo nas ruas?

Você pode dizer...Ah, às vezes, mas só um papelzinho, um cicletinho, uma bituca de cigarro! Está errado! Além da nossa cidade ficar nojenta, entope boeiros, polue os rios e qualquer objeto desses leva anos para se decompor. Somos 190 milhões de brasileiros imagina se cada uma dessas pessoas resolve jogar um simples papelzinho na rua! Que caos! http://www.reciclagemlixo.com/page/2

d)Você economiza energia?

Você tira os aparelhos da tomada ou os deixa em "stand by"? Essa forma, mesmo sem você utilizar o aparelho, ele consome um pouco de energia. Se sai do quarto e deixa tv ligada, luz acesa, você está colaborando para um consumo bem maior do que o necessário.
Você vai ver que pequenas mudanças em seus hábitos, fará você pagar menos para eletropaulo e ajudará na economia de energia do país.
http://veja.abril.com.br/idade/blecaute/saibamais/faq.html

e)Você gosta de animais silvestres?

Papagaio,Arara, Micos, Iguana, Cobras, Aranhas devem ficar em seu habitat natural assim mantém o equilíbrio dos ecossistemas.
Se você acha os animais bonitos, tire fotos, mas não tire a chance deles viverem bem e em liberdade só por uma vaidade sua.
http://www.ibama.gov.br/fauna/trafico/procedimentos.htm

f) Você usa roupa com pele de animais?

Você não acha desumano matar milhares de focas, chinchilas, onças, jacarés, cobras para alimentar a vaidade humana? Só o ser humano é capaz de tamanha crueldade. Use roupas feitas com material sintético, o efeito é o mesmo e não terá sido preciso derramar sangue de nenhum ser vivo.
http://wiki.bemsimples.com/display/bemverde/Roupas+com+pele+de+animais-ajude+a+combater+esse+crime

Não quero parecer "ecochata", mas minha lista chegaria facilmente até a letra Z.

Acho que esse país é de todos nós e não é difícil preservá-lo.

A educação e o respeito devem começar em nós mesmos, em nossa família, em nossa comunidade. Não adianta esperar algo do governo, eles infelizmente preferem visar o que dá lucro.

Se gosta da natureza, e convenhamos, ela é maravilhosa, vá viajar, vá conhecer, existem milhares de passeios ecológicos, esportes de aventura para você se deliciar,fotografar e curtir, segue até uma dica, veja o blog : www.giannaressi.blogspot.com e marque um passeio com sua turma.

É isso, por hoje rs

11 comentários:

Mô. disse...

Pois é... já passou da hora de cuidarmos do nosso meio ambiente. Adorei a dica da sua máquina de lavar, vou comentar aqui em casa pra ver se o pessoal se anima a fazer a mesma coisa. Muito boas as dicas.

Qto ao meu post, não se aflija pelas risadas, minha intenção foi mesmo fazer piada. Afinal, rir é o melhor remédio! kkkkkkkkkkk Não vou tirar o menino dos braços do Santo Antônio pq ele pode mandar um traste pra mim só pra eu devolver logo o menino pra ele.
kkkkkkkkkkkkk

Bjo.

R.Vinicius disse...

Uma lista muito bem elaborada. Gostei da sugestão da máquina de lavar. Creio que seja uma questão de consciência. Como dizia Sócrates "Nada sei, e essa é a minha única certeza." Quando descobrimos que nada sabemos passamos a questionar, a pensar novas idéias, a relutar em fazer coisas que podem fazer mal. Muitas pessoas penso comigo, fazem de instinto, algo muito natural. Talvez por rotina. Por não sentirem ainda os relatos duros e sentidos de uma vida cada vez mais escassa.

Parabéns pelo post. Déia aprecio o seu humor, simpátia, e inteligência. A senhorita tem uma veia crônista.

Quanto ao meu post. Devo continuar a história. É a primeira vez que escrevo em tom de suspense. Não sei se estou me saindo bem, ou se minha literatura é pobre de sentidos e qualidade. Rabisco do próximo post "Elis está assassinada. Nelson permanece estático. O telefone mudo. Alberto fala sem ser ouvido. Nelson penss - O mal corre mas depressa que a própria morte. Não resta muito."

Abraço,

R.Vinicius

andreia inoue disse...

adorei o post,aqui como ja falei as pessoas sao extremamente ligadas em coisas ecologicas,ninguem joga lixo no chao,eh incrivel,vc anda por qualquer rua e tudo eh impecavelmente limpo,isso é por conta do governo?nao,eh por conta da educacao das pessoas,que mesmo nao tendo cesto de lixo em qualquer lugar,elas levam seus saquinhos para carregar o lixo que produzem,tipo:garrafinha de agua,papeis de alimentos ou qualquer coisa do genero,e esperam encontrar um lugar proprio para jogar,afinal a rua nao eh uma lixeira a ceu aberto,
eu procuro economizar de todo jeito,tanto pela questao ecologica,como pela questao financeira(nao sou hipocrita nem rica,hahaha...),economizo na agua,na energia,pq ganho dos dois lados,
com tanta roupa que imita perfeitamente pele,para que comprar um casaco de peles originais?desumanoooooo.
é isso ai,um beijao.

Gil disse...

Brigada pelas felicitações de aniversário!!!!
Tudo de bom p vc tb...

bjusssssssss

Filipe Zé Writer disse...

É vero. Nosso ecossistema está realmente detonado e tudo por nossa culpa. Parece o fim dos tempos. E esse seu post está bem elaborado. Você trabalha no Greenpeace Déia? Beijo.

fritadadigital disse...

Meio Ambiente não trará mais 'eco-chatos' do que os que já fazem parte. Infelizmente o planeta é uma bomba-relógio prestes a implodir. Há que se mudar Educação, há principalmente que se mudar o sistema capitalista e materialista. Podemos e devemos fazer nossa parte, e principalmente apoiar idéias boas como da General Eletric (http://www.gewater.com/what_we_do/water_scarcity/desalination.jsp), e também o projeto de Shai Agassi (http://www.betterplace.com/). No mais, estamos nas mãos dos nossos digníssimos representantes.
Marcelo Coutinho
Greenpeace - 65110

tossan disse...

O meio ambiente
pede socorro,
pede ajuda,
pede pela vida,
pois ele não quer ter mais
essa vida sofrida.
Mas não é desde hoje
Que ele está pedindo
Pois há muito tempo o homem
O está agredindo.
O meio ambiente
pede pelo amor e pela paz,
pede por ele e pelos animais.
Pede também por nós, que o destruímos.
Pede para que não o matemos,
pois, se ele morrer,
nós também morreremos.
O meio ambiente pede pelo fim do lixo,
da poluição, das queimadas, do desmatamento.
Pois se tudo isso ocorrer só existirá lamento.
Ele pede pela vida, do Oiapoque ao Chuí,
pois o desmatamento está perto
e a morte está por vir.

(Vinícius Duarte

Mas não basta muito papo e pouca ação. Gostei da postagem. Beijo

Liciane disse...

Esse país é muito grande e são poucas as pessoas que tem consciência do que é certo e errado. Uma pena.
Bjsss

Karen disse...

Déia queridaaaa!
Muito obrigado pelos seus comentários! Tem me ajudado muito!
Desculpe não ter passado aqui antes, é que eu estava meio perdida no tempo.
Já estou seguindo seus blogs e já te adicionei nos meus blogs parceiros!
Vê se não some viu, ADORO seus comentários.
Beijocas!

debytm disse...

É, eu tento ser uma pessoa que contribui p um meio ambiente melhor e por uma vida mais saudável...
Nem sempre eu consigo ó! Mas com pequenas mudanças eu vou aprendendo, né?!
E odeio quem joga lixo no chãooo! Teve um dia que me vi c pensamentos horríveis qdo vi uma senhora jogar uma sacola plástica no rio Capibaribe [rio que corta Recife], foi uma mistura de ódio e raiva e pensei que seria bem feito q numa chuva esse lixo chegasse a casa dela, pela má educação dela... =S
Sei nãooo...

Adorei o textinho!

chapeco disse...

DIA MUNDIAL DO QUÊ? Quem sabe o que é meio ambiente? E equilíbrio? Como disse a Miriam Leitão, é tudo uma questão de INSENSATEZ. Incrível o GOV comemorar este DIA tão importante aprovando uma MP que irá "RIFAR" a Amazônia. É algo que não cabe na conjuntura atual do mundo. Os (políticos) terríveis americanos começam a rever seus conceitos e a adotar políticas que envolvem o meio ambiente. O Brasil, com a maior floresta tropical únida do mundo não liga para isso. São estudos e mais estudos que comprovam a ineficiência da fiscalização, do controle e da insegurança biológica que vivemos... NADA é feito! Entra ministro, sai ministro e ninguém dá ouvidos! Os ruralistas estão MEGA articulados e assim, vão destruir tudo. É incrível viver rodeado desta imensa floresta e perceber que os poucos caminhamos para um DESERTO sem esperanças... PAC deveria se chamar PAD, Programa de Aceleração do Desmatamento! O que é isso, gente... Não podemos permitir! Minha vontade é de explodir aquele Senado e ver se muda alguma coisa. Educação ninguém quer dar, muito menos ouvido a quem sabe o que fala e comprova isso com estudos científicos... Já penso em desistir desta luta MEGA injusta, mas sou teimoso. Luto pelo que acredito e estou aqui, no front e preparado para a BRIGA. Se não houver uma mobilização, o rolo compressor continuará a destruir nossos sonhos e ideais. O que nossos netos terão? Que pagar pela água e pela sombra agradável num dia quente... Os flanelinhas vão virar sombrinhas e nosso dinheirinho de imposto, passagens aéreas para os MF's (mother fuckers) se resfriarem em algum canto do mundo. Temos que nos manter informados sobre tudo e todos. Temos que fazer além do que já fazemos... Temos que acabar com esta hipocrisia que assola o nosso mundo e acaba com o que de mais bonito temos, A FLORESTA. Floresta não combina com estradas, soja, cana e GENTE. Mais consciência a todos. VIVA A VIDA... Ela sim é importante! Um bjo DEA e desculpe pela demora. ALEMÃO, direto de Manaus/AM